Cursa Doutorado em Gestão na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) - Portugal. Possui mestrado em Ciências da Educação pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2000), graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Pará - UFPA, Especialização em Informática e Educação (UEPA) e Especialização em Educação a Distância - UFPA. Atualmente é professora Assistente IV, com vinculação ao Departamento de Matemática, Estatística e Informática (DMEI) e integrante do Grupo de Pesquisa Currículo e Tecnologia na Educação (GPCURTE) vinculado ao CNPq. Coordenadora do Curso de Especialização em Informática e Educação do Programa de Pós Graduação (PROPED) do CCSE-UEPA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Informática e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão em educação, informática e educação, educação à distância, novos ambientes de aprendizagem, inclusão digital, análise de software educativo, metodologias para a aprendizagem da Matemática na Educação Infantil e Ensino Fundamental. Informações retiradas de um currículo real encontrado aqui.

Produções bibliográficas

Mostrar

Artigos, Períodicos e Jornais

2005
Mopntessori e Computador: construindo a matemática com alunos do Curso de Formação do Ensino Fundamental Comunicação Universitária,v.,p.1-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/REVISTA_MAGAZINE)
MONTESSORI E COMPUTADOR: CONSTRUINDO A MATEMÁTICA COM ALUNOS DO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES Comunicação Universitária (UEPA),v.V,p.800-570 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
2000
Informática e Montessori: Construindo a Matemática no Ensino Fundamental Comunicação Universitária (UEPA),v.03,p.15-21 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)

Apresentação de Trabalhos

2004
Aprendizagem por Projetos e Tecnologias Digitais - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO)
2002
APRENDIZAGEM POR PROJETOS UTLIZANDO O COMPUTADOR: EXPERIÊNCIA NA PÓS-GRDUAÇÃO UEPA/CESUPA - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)

Capítulos de Livros

2003
projetos de Aprendizagem e tecnologia Digitais: construindo o conhecimento em uma perspectiva interdisciplinar

Outra Produção Bibliográfica

2015
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIENCIA EXITOSA COM ENFASE NOS VALORES HUMANOS
2000
EXPLORANDO PROGRAMAS BÁSICOS DO COMPUTADOR NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
1999
APLICATIVOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA COMO ?FERRAMENTAS DA MENTE?: UMA EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA PROCIÊNCIAS
1993
O SISTEMA MONTESSORI DA EDUCAÇÃO E A MATERIALIZAÇÃO DAS ABSTRAÇÕES

Trabalho e propriedade

Mostrar

Trabalhos Técnicos

2007
Inclusão Digital com Alunos da Vila da Barca: Rumos à Inclusão Social
2006
Reformulação do Projeto do Curso de Especialização em Informática e Educação-UEPA
Especialização em Informática e Educação
2002
Relatório da Execução do Projeto do Curso de Especialização em Informática e Educação/UEPA para o Programa Nacional de Informática e Educação/ PROINFO-MEC
2001
PROJETO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
2000
Informática e Montessori: Construindo a Matemática no Ensino Fundamental
ESPECIALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO
1998
Montessori e a Construção do Sistema de Numeração Decimal
? ELABORAÇÃO DO PROJETO ESTADUAL DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, DO PROGRAMA NACIONAL DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO-PROINFO
1993
CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE 1ª À 4ª SÉRIE DO 1º GRAU À NÍVEL DE EXTENSÃO
III SEMANA ACADÊMICA DE PEDAGOGIA DA UNESPa
II ENCONTRO DE EDUCAÇÃO BÁSICA

Participações em Bancas/Eventos

Mostrar

Participação em bancas

1997
PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO DA DISCIPLINA MATEMÁTICA E PRATICA INTERMEDIÁRIA
1996
? BANCA EXAMINADORA: CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR DAS DISCIPLINAS METODOLOGIA DA MATEMÁTICA E PRÁTICA DOCENTE- CCSE/UEPA
BANCA EXAMINADORA: CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR DA DISCIPLINA INFORMÁTICA I ? CCSE/UEPA
1995
PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO DA UEPA
2013
VIII Jornada de Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia
O laboratório de informática no processo de ensino e aprendizagem: Um estudo no município de Santa Maria do Pará
Formação de professores e o uso da informática no ambiente escolar
2008
Informãtica e educação: crenças manifestadas pelos professores em relação à alfabetização tecnológica em Belém
O uso do editor de texto word como ferramenta pedagógica para a educação
A prática docente no contexto tecnológico: os novos saberes na formação de professores
Tecnologias da comunicação na educação a distância: contribuições para o ensino-aprendizagem
Contribuições da informática no processo de letramento de crianças da 1ª série da rede municipal de ensino de Ananindeua
A informática como suporte à educação a distância: algumas reflexões e experiências do NECAD-UEPA
O uso do computador como recurso pedagógico na prática docente
Educação e informática: política e práticas nos lieds de Castanhal
Telecentro: público, democrático e sustentável
Critérios pedagogicos para a seleção de jogos virtuais educativos para a educação pré-escolar
Avaliação do objeto de aprendizagem PitágorasNet
2007
Informática e educação especial: utilização da informática no ensino-aprendizagem dos deficientes mentais
(S) wiki como uma ferramenta de apoio pedagógico na educação superior
O computador como recurso pedagógico na educação do surdo
Inclusão digital: uma análise da realidade da Escola Estadual de Ensino Médio Magalhães Barata
2006
INFORMÁTICA NA TERCEIRA IDADE: UM ESTUDO SOBRE A INCLUSÃO DIGITAL DO IDOSO APOSENTADO
A INFORMÁTICA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A REALIDADE VERIFICADA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE 1ª A 4ª SÉRIES EM BELÉM DO PARÁ
INFORMÁTICA E NA EDUCAÇÃO: DO PROCESSO DE INTEGRAÇÃO ÀS PRÁTIVAS PEDAGÓGICAS NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
O REFLEXO DA POLÍTICA E A AÇÃO DA INFORMÁTICA EDUCATIVA NO PARÁ: ENTRE A UTOPIA E A REALIDADE
A ARTE E INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL
INCLUSÃO DIGITAL COMO ESTRATÉGIA PARA A INCLUSÃO SOCIAL: A ESCOLA VINCULADA AO MUNDO DO TRABALHO E À PRÁTICA SOCIAL
INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO:^POR UM POSICIONAMENTO CRÍTICO ACERCA DO USO DO COMPUTADOR
AUTORIA DO DESIGN NO USO DO SOFTWARE COREL DRAW
O LÚDICO DIGITAL POSSIBILITANDO APRENDIZADOS EM CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES
FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM RELAÇÃO AO USO DAS TECNOLOGIAS
O PAPEL DA INFORMÁTICA E O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: UM ESTUDO NA ESCOLA MUNICIPAL
A INFORMÁTICA EDUCATIVA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E NO MUNDO DO TRABALHO: AVANÇOS E RETROCESSO
A INSERÇÃO DA INFORMÁTICA NO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS DE SÃO MIGUEL DO GUAMÁ
A INFORMÁTICA NO ENSINO DA LEITURA E ESCRITA: UMA PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTA
INFORMÁTICA EDUCATIVA: DASFIOS E PERSPECTIVA PARA PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
INFORMÁTICA EDUCATIVA: UM REPENSAR SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE
A IMPORTÂNCIA DA INFORMÁTICA NA ESCOLA: UMA ABORDAGEM SOBRE A PRÁTICA DOCENTE
A IMPORTÂNCIA DA INFORMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
BANCA EXAMINADORA DO PROCESSO DE SELEÇÃO DO CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO
INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ON LINE: INPACTOS E DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS EM MONTE DOURADO
INFORMÁTICA EDUCACIONAL: PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS COM ALUNOS SURDOS
INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: DESAFIOS OU PROBLEMAS
INTERDISCIPLINARIDADE E INFORMÁTICA: PRATICAS EDUCACIONAIS POSSÍVEIS
O USO DA INFORMÁTICA NO ENSINO FUNDAME4NTAL: VANTAGENS E CONSEQUÊNCIAS À VIDA EM SOCIEDADE
SOFTWARE EDUCATIVO NA GESTÃO PÚBLICA DE ENSINO: UTOPIA OU REALIDADE
A INFORMÁTICA NO ENSINO APRENDIZAGEM DAS ARTES VISUAIS
O USO DO SOFTWARE EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DO ALUNO
A INFORMÁTICA DA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA: PRINCÍPIOS EDUCACAIONAIS E DEMOCRÁCIA
REFERÊNCIAS PEDAGÓGICAS PARA USO DA INFORMÁTICA EM TURMAS ACELERAÇÃO
SOFTWARE E EDUCAÇÃO ESPECIAL: POSSIBILIDADE E LIMITAÇÕES
FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM RELAÇÃO AO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA INCLUSÃO DIGITAL NO ENSINO FUNDAMENTAL EM CASTANHAL
INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO: DESAFIOS NO MUNICÍPIO DE CASTANHAL
A PRÁTICA DOCENTE NO CONTEXTO TECNOLÓGICO: OS NOVOS SABERES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
2005
O SOFTWARE DE AUTORIA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: O SOFTWARE6.2.
A INFORMÁTICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A EXPERIÊNCIA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELÉM
O PAPEL DA UNIVERSIDADE NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR E A INFORMÁTICA
A APROPRIAÇÃO DO COMPUTADOR: UM OLHAR SOBRE SEU USO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
SOFTWARE EDUCATIVO NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UM ESTUDO EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE BELÉM
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E O USO DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE 1ª A 4ª SÉRIE
INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO: A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR EM RELAÇÃO AO USO DO COMPUTADOR
A IMPORTÂNCIA DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CASTANHAL
INFORMÁTICA EDUCATIVA E O ENSINO POR PROJETOS: UM ESTUDO SOBRE A CONSTRUÇÃO DO CONNHECIMENTO DE ALUNOS SURDOS
APRENDIZAGEM À DISTÂNCIA: UM ESTUDO SOBRE AMBIENTE VIRTUAL NO ENSINO SUPERIOR
O PAPEL DA INFORMÁTICA EDUCATIVA E O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM: UM ESTUDO NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL EDSON LUÍS DE BELÉM-PA
A REALIDADE DA INFORMÁTICA EDUCATIVA NA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL EM BELÉM
HIPERMÍDIA: UM RECURSO DIGITAL NAS ESCOLAS DE ARTE.
2004
BANCA EXAMINADORA DO PROCESSO DE SELEÇÃO DO CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO
BANCA EXAMINADORA DO PROCESSO DE SELEÇÃO DO CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO
2003
BANCA EXAMINADORA DO PROCESSO DE SELEÇÃO DO CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO
BANCA EXAMINADORA DO PROCESSO DE SELEÇÃO DO CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO
2002
BANCA EXAMINADORA DO PROCESSO DE SELEÇÃO DO CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO
BANCA EXAMINADORA DO PROCESSO DE SELEÇÃO DO CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO
2001
BANCA EXAMINADORA DO PROCESSO DE SELEÇÃO DO CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO
BANCA EXAMINADORA DO PROCESSO DE SELEÇÃO DO CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO
BANCA EXAMINADORA DO PROCESSO DE SELEÇÃO DO CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO
1993
BANCA EXAMINADORA DE SELEÇÃO PARA O LABORATÓRIO MONTESSORIANO

Participação em Organização de Eventos

2014
IX JORNADA ^DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA - O estágio supervisionado na formação do pedagogo: de que teorias praticas necessitamos?
2013
VII JORNADA DE ESTAGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA
1996
I Seminário de Educação a Distância -UEPA

Participação de Eventos

2013
O estágio supervisionado no ensino fundamental - VII SEMANA ACADÊMICA
2009
Tecnologias digitais na educação - IV CONGRESSO DA CIBER SOCIEDAD
2006
- VI ENCONTRO DA ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR DA UEPA
2005
- CONGRESSO INTERNACIONAL EM EDUCAÇÃO Á DISTÂNCIA
2004
APRENDIZAGEM POR PROJETOS E TECNOLOGIAS DIGITAIS - REUNIÃO REGIONAL DA SBPC (AMAZÔNIA: MÚLTIPLOS SABERES & SOCIOBIODIVERSIDADE)
- "PO´S-GRADUAÇÃO: REALIDADE E POSSIBILIDADE"
SBPC - APRENDIZAGEM POR PROJETOS E TECNOLOGIAS DIGITAIS
2003
CLICH - CONFERENCE LATIN AMERICAN HUMA-COMPUTER INTERACTION
- LATIN AMERICAN CONFERENCE ON HUMAN-COMPUTER INTERACTION
- XIC SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO "INCLUSÃO DIGITAL COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO SOCIAL"
- XIV SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO-SBIE
- MIN-CURSO: DEGIN DIDÁTICO PARA IMPLEMENTAÇÃO DE CURSOS BASEADOS NA WEB NO XIV SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO-SBIE
MIN-CURSO: DEGIN DIDÁTICO PARA IMPLEMENTAÇÃO DE CURSOS BASEADOS NA WEB - XIV SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO-SBIE
SEMANA ACADÊMICA CCSE/UEPA - APRENDIZAGEM POR PROJETOS UTLIZANDO O COMPUTADOR: EXPERIÊNCIA NA PÓS-GRADUAÇÃO DA UEPA
2002
AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - PALESTRA
- I CONGRESSO INTERNACIONAL DE TELEMÁTICA NA EDUCAÇÃO E DO VII ENCONTRO NACIONAL DO PROINFO
SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE MATEMÁTICA - SISTEMA MONTESSORI E A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
2001
MESA REDONDA NA SEMANA ACADÊMICA CCSE/UEPA - O COMPUTADOR E O PAPEL DO PROFESSOR
II SIMPÓSIO DO CURSO FORMAÇÃO DE PROFESSORES - O COMPUTADOR E O PAPEL DO PROFESSOR
bate-papo: o computador e o papel do professor na educação - II Simpósio do Curso de Formação de Professorres, "Ética, Cidadania e Formação de :Professores na Amazônia" e IV Expo-Ambiental, "Educação e Meio Ambiente"
- O COMPUTADOR E O PAPEL DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO
- I SEMINÁRIO DE LICENCIATURA A DIST^NCIA DAS UNIVERSIDADE PÚBLICAS DO ESTADO
II SIMPÓSIO DO CURSO FORMAÇÃO DE PROFESSORES - O COMPUTADOR E O PAPEL DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO
2000
EXPLORANDO PROGRAMAS BÁSICOS DO COMPUTADOR NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO - SEMANA ACADÊMICA CCSE/UEPA/2000
1999
I ENCONTRO PARAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - ?MONTESSORI: A MATEMÁTICA ATRAVÉS DA AÇÃO?
IV SEMANA ACADÊMICA CCSE/UEPA - APLICATIVOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA COMO ?FERRAMENTAS DA MENTE?: UMA EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA PROCIÊNCIAS
1996
- CURSOS DE EDUCAÇÃO DOS MOVIMENTOS / VIDA PRÁTICA E EDUCAÇÃO DOS SENTIDOS
1995
II ENCONTRO DE EDUCAÇÃO BÁSICA - A FUNÇÃO DO MATERIAL MONTESSORIANO
- MINI-CURSO DE VISUAL BASIC 3.0
- SEMINÁRIO SOBRE A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO - APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA MATEMÁTICA
- AVALIOAÇÃO E REDIRECIAMENTO DO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O PRÉ-ESCOLAR E 1ª A 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
- I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
- CURSO CONHECENDO A INTERNET
1994
- CURSO DOCÊNCIA NO 3ª GRAU
CONSTRUINDO A MATEMATICA NA EDUCAÇÃO BASICA - REFLETINDO A ESCOLA E A AÇÃO EDUCATIVA
O SISTEMA MONTESSORIANO NUMA PERSPECTIVA LIBERTADORA. - VI SEMANA PEDAGOGICA
1993
- CURSO DE DIVULGAÇÃO DO SISTEMA EDUCACIONAL MONTESSORIANO
A PRÁTICA DA MATEMÁTICA SOB O PONTO DE VISTA MONTESSORIANO - A PRÁTICA DA MATEMÁTICA SOB O PONTO DE VISTA MONTESSORIANO
- RELATOS DE EXPERIÊNCIAS EM PESQUISA PARA EDUCAÇÃO BÁSICA (O SISTEMA MONTESSORIANO E A MATERIALIZAÇÃO DAS ABSTRAÇÕES)
- 16ª REUNIÃO DA ANPED
- I SEMINÁRIO DA NOVA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL
1992
- V CONGRESSO NORTE-NORDESTE DE ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
- MINI-CURSO A MATEMÁTICA NA PRÉ-ESCOLA - V CONGRESSO NORTE-NORDESTE DE ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
- A INTERDISCIPLINARIDADE NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO
1991
- TREINAMENTO PARA PROFESSORES EM DIDÁTICA PARA GEOMETRIA
SEMANA PEDAGÓGICA - SEMANA PEDAGOGICA
- METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA

Profissionais Relacionados

Mª Isabela Pessoa 4
CEILA MORAES 2
DIANA LEMES 1
JACIRENE ALBUQUERQUE 1
Larissa Sato Dias Lima 1
Maria de Nazaré Sodré 1